Ténis

“Jogo suspenso devido a invasão de abelhas”: um enxame apareceu no jogo entre Alcaraz e Zverev em Indian Wells

O jogo entre o tenista espanhol e o alemão dos quartos de final do Masters de Indian Wells teve de ser interrompido por culpa de um enxame que resolveu aparecer. Carlos Alcaraz (que foi picado na testa), Alexander Zverev e o árbitro tiveram de abandonar o court durante mais de uma hora e meia
FREDERIC J. BROWN/Getty

O deserto da Califórnia é um lugar estranho. Carlos Alcaraz servia ainda no primeiro set e com um mero 1-1 no marcador quando, do nada, a sua cabeça começou a mover-se bruscamente, procurando evadir-se de algo. Os braços cedo a acompanharam, mexendo sem articulação, o desconforto era evidente. Tais espasmos instintivos alastraram ao lado contrário da rede, onde Alexander Zverev deu uso aos seus longos membros para enxotar o que o importunava. Pouco depois, o juiz de cadeira, Mohamed Lahyani, com os seus óculos escuros e boné branco, sorria ao dizer ao microfone: “Aparentemente, estamos a ser rodeados por abelhas.”

Só 19 minutos tinham sido jogados e os tenistas, o árbitro e os apanha-bolas tiveram de fugir para o túnel dos balneários à procura de refúgio da inesperada visita que os insetos prestaram no court principal de Indian Wells, torneio da categoria Masters 1000 que decorre nos EUA. Muito tiveram que esperar. O enxame tardaria mais de uma hora e quarenta minutos a abandonar o campo e até foi necessário o uso de um aspirador para retirar as abelhas que chegaram a cobrir a câmara de televisão (a chamada ‘spider cam’) pendurada sobre o campo. Durante esse tempo, o insólito adensou-se.

Do outro lado do Atlântico, a rádio espanhola “Cadena Cope” telefonou a Albert Molina, o empresário de Carlos Alcaraz que estava com o jogador em Indian Wells. Não só ele atendeu a chamada, como deu conta de que o tenista fora picado por uma das curiosas abelhas. “Acabámos de estar com ele no balneário, ele foi picado na testa por uma delas, felizmente foi só uma. Nós estávamos na bancada e ao início não havia lá nada, mas por cima dele vimos uma espécie de nuvem. Foi peculiar, porque elas só estavam no court, na área do público não havia nada”, explicou o agente.

Quando, finalmente, o enxame se fartou de habitar no campo de ténis, o jogo foi retomado para Carlos Alcaraz prevalecer. O espanhol chegaria à décima vitória consecutiva em Indian Wells - conquistou o torneio o ano passado - e à sua 50.ª em torneios do Masters 1000. O número 3 do ranking ATP prevaleceu em dois sets (6-3, 6-2), garantiu aos meias-finais da prova e reagiu ao inusitado após desmantelar o adversário alemão: “Foi estranho, nunca tinha visto algo do género. Não vou mentir, tenho um pouco de medo de abelhas.”

A própria ATP e a organização do torneio, responsáveis pela transmissão televisiva, aproveitaram o cruzamento entre ténis e natureza com perspicácia. Refeito o jogo da visita do enxame, chegaram até a dispor no grafismo do ecrã uma contagem desde “a última visita de abelhas”, já depois de darem conta, durante a interrupção, de que o jogo estava suspenso “devido a uma invasão de abelhas”.