O número um mundial, o italiano Jannik Sinner, e a japonesa Naomi Osaka, antiga bicampeã do US Open, qualificaram-se na quarta-feira para as meias-finais do último Grand Slam da temporada, em Nova Iorque.
No primeiro encontro dos quartos de final de um major 100% italiano, o campeão em título bateu o amigo Lorenzo Musetti (10.º ATP) em três sets, pelos parciais de 6-1, 6-4 e 6-2, em duas horas, para conquistar o 26.º triunfo consecutivo em majors disputados em piso rápido.
Depois de salvar os sete pontos de break que enfrentou, Sinner, de 24 anos, atingiu as meias-finais de um torneio do Grand Slam pela oitava vez na carreira e tornou-se o segundo tenista mais jovem na ‘Era Open’ a chegar ao ‘top 4’ de todos os majors na mesma temporada, após Rafael Nadal, com 22 anos, em 2008.
“Conhecemo-nos muito bem. Somos do mesmo país. Temos cada vez mais jogadores italianos no draw, sei que aqui há muitos italianos, por isso é bom jogar aqui. Obviamente que a jogar a Davis Cup juntos e a fazer outras coisas juntos, temos de deixar a amizade de lado e, quando no final apertamos as mãos, está tudo bem. Na minha opinião, foi uma grande performance, muito sólida, especialmente ao começar muito, muito bem o encontro”, comentou o transalpino, que procura manter a liderança do ranking ATP.
O vencedor dos últimos três torneios do Grand Slam disputados em piso rápido (Open da Austrália de 2024 e 2025) e Open dos Estados Unidos (2024) vai discutir agora o acesso à final de Flushing Meadows com o canadiano Felix Auger Aliassime (27.º ATP), que derrotou o australiano Alex de Minaur (8.º ATP) em quatro partidas, por 4-6, 7-6 (9-7), 7-5 e 7-6 (7-4).
No confronto direto, o tenista natural de Montreal, de 25 anos, lidera (2-1), mas no último embate, em agosto, Jannik Sinner levou a melhor e só cedeu dois jogos, no encontro dos quartos de final do Masters 1.000 de Cincinnati.
Na competição feminina, a japonesa Naomi Osaka, 24.ª colocada no ranking WTA, mas antiga número um do mundo, eliminou a checa Karolína Muchová (13.ª WTA), por 6-4 e 7-6 (7-3), e selou o regresso às meias-finais do Open dos Estados Unidos, torneio que venceu em 2018 e 2020.
Detentora de quatro troféus do Grand Slam, a nipónica, de 27 anos, vai ter agora como adversária a norte-americana Amanda Anisimova (nona WTA), vice-campeã de Wimbledon e responsável pela eliminação da número dois mundial, a polaca Iga Świątek, por 6-4 e 6-3.