Portugal venceu, na quinta-feira, pela primeira vez na 56.ª edição do Campeonato da Europa de hóquei em patins, ao golear Andorra, por 11-2, no seu quarto jogo, e assegurou logo a presença nas meias-finais para defrontar a tricampeã Espanha.
Depois de três derrotas na primeira fase, em que avançavam todas as oito seleções presentes na fase final, Portugal vai voltar a defrontar a rival Espanha, com a qual perdeu no derradeiro encontro do Grupo A, na quarta-feira, por 3-1.
Alvarinho, com quatro golos, Miguel Rocha, com três, Gonçalo Alves, com dois, Rafa e Hélder Nunes, autores de um tento cada, deram expressão à goleada de Portugal, que detém o recorde de triunfos na competição, com 21, mais dois do que a Espanha, enquanto Xavier Patau e Bernat Picanyol assinaram os tentos andorrenhos.
Nos restantes jogos dos quartos de final, a Espanha goleou a Áustria (12-1) a França a Alemanha (6-0) e a Itália a Suíça (10-0), confirmando a superioridade das seleções do Grupo A.
Portugal e Espanha defrontam-se na sexta-feira, a partir das 21h45, já depois de franceses e italianos disputarem a primeira vaga na final marcada para sábado, às 18h.