Jogos Olímpicos de Paris 2024

Mais de 800 mil pessoas viram Pedro Pichardo na televisão pública a ganhar a sua medalha nos Jogos Olímpicos

A prata conquistada no triplo salto, a uma sexta-feira, foi o evento de medalhas com atletas portugueses envolvidos que registou maior audiência e telespetadores no canal público. O omnium, onde Iúri Leitão garantiu a segunda medalha para Portugal, seguiu-se na lista das provas de portugueses mais acompanhadas na televisão. Estes foram os Jogos Olímpicos com maior audiência registada no país desde 2016

JOSÉ SENA GOULÃO

Os Jogos Olímpicos de Paris, onde Portugal obteve o melhor resultado de sempre, "foram os mais vistos desde 2016", de acordo com a análise da Universal McCann (UM), agência de meios do grupo IPG Mediabrands.

“A medalha de ouro de Rui Oliveira e Iuri Leitão em ciclismo de pista na prova de Madison, as medalhas de prata de Pedro Pichardo no tripo salto e Iuri Leitão no omnium e a medalha de bronze de Patrícia Sampaio no judo, fizeram Portugal ter a melhor prestação de sempre em termos qualitativos”, refere a UM, que analisou as audiências.

"Durante o período dos Jogos Olímpicos (entre 26 de julho e 11 de agosto) a RTP2, que transmitiu a maioria das provas, alcançou um 'share' de 4,8%", sendo que “este resultado foi superior ao verificado durante os períodos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, (4,4%) e de Tóquio (2,1%)”, adianta a Universal McCann, que recorda que a medalha de bronze de Patrícia Sampaio foi a primeira a ser conquistada por Portugal nestes Jogos Olímpicos.

“No dia 1 agosto foram 378 mil os portugueses que viram em direto a prova de judo na RTP2, o que representou uma audiência média de 180 mil telespetadores e um share de 7,4%”, prossegue.

Depois, "Portugal teve de esperar até dia 8 de agosto pela conquista da 2.ª medalha. Iuri Leitão, atual campeão do mundo de omnium, conquistou a medalha de prata na corrida de omnium", tendo esta prova sido “vista por um total de 674 mil telespetadores, o que representou uma audiência média de 164 mil telespetadores e um 'share' de 6,0%”.

HUGO DELGADO/Lusa

Outra medalha para Portugal foi obtida no dia seguinte por Pedro Pichardo no triplo salto.

“A prova do [antigo] campeão olímpico foi vista por um total de 879 mil telespetadores, o que representou uma audiência média de 396 mil telespetadores e um 'share' de 11,2%, tendo sido a mais vista entre os atletas medalhados”, salienta a UM.

Um dia após a conquista da prata por Pedro Pichardo, “Iúri Leitão e Rui Oliveira fizeram história ao conquistarem a medalha de ouro na prova de Madison em ciclismo de pista”.

Trata-se da "primeira medalha de ouro na história de Portugal nos Jogos Olímpicos que não é ganha no atletismo e Iúri Leitão torna-se assim o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos", sublinha a UM.

A cerimónia de encerramento, “tal como se verificou na cerimónia de abertura, foi a mais vista das últimas três edições”.

Esta foi transmitida em direto e em exclusivo pela RTP1, durante o prime time, a partir do estádio de França em Saint Denis.

“A cerimónia que marcou o fim das olimpíadas contou com uma audiência total de 2 milhões e 106 mil telespetadores, o que representou uma audiência média de 478 mil telespetadores e um 'share' 11,0%”, aponta a UM.

Face a cerimónias anteriores "vemos que esta foi a que verificou maior audiência", sendo que o horário de transmissão da cerimónia “ajudou a impulsionar as audiências e a fazer com que esta tivesse sido a mais vista das últimas três”, conclui.