Um piscar de olhos. Terá sido mais ou menos isso que terá faltado para que Teresa Portela chegasse diretamente ao grupo de semi-finalistas do K1 500 metros.
Na primeira eliminatória da competição olímpica em Vaires-sur-Marnes, um subúrbio no este de Paris, a canoísta portuguesa foi 3.ª da sua série. As duas primeiras seguiam diretamente para a antecâmara da final, com a restantes a serem encaminhadas para os quartos de final. É aí, a partir das 12h30, que a natural de Esposende competirá.
A iniciar a quinta participação olímpica, foi uma manhã de excelentes indicações para Teresa Portela, que frente a adversárias de muito bom nível mostrou-se bastante rápida. A húngara Tamara Csipes ganhou o heat, com 1:50,21 minutos e a dinamarquesa Emma Aastrand Jorgensen foi 2.ª, com 1:50,93 minutos. Portela chegou somente 10 centésimas de segundo depois.
De olho em novo diploma olímpica, depois dos dois que conquistou em Londres e do que levou para casa em Tóquio, a canoísta orientada por Hélio Lucas terá, dentro de duas horas, uma oportunidade para confirmar os belos indícios deste primeiro contacto com as águas dos arredores de Paris.