Futebol internacional

Vem aí uma nova Bola de Ouro: UEFA junta-se à “France Football” na organização do prémio

Depois de alguns anos ligada à FIFA, a Bola de Ouro da “France Football” vai passar a ser uma organização conjunta entre a revista francesa e a UEFA já a partir do próximo ano

THOMAS SAMSON

Expresso

A Bola de Ouro vai voltar a associar-se a um dos organismos regentes do futebol. Depois de entre 2010 e 2015 o grupo Amaury, que detém a “France Football” e o “L'Equipe”, ter organizado o prémio em conjunto com a FIFA, havendo nessa fase apenas um prémio de melhor do ano, agora uniu-se à UEFA, que será parceira já a partir da próxima temporada.

O acordo foi anunciado esta sexta-feira, com o objetivo de “aumentar o estatuto e o alcance global dos prémios, enquanto faz crescer um sentimento de unidade e colaboração na comunidade do futebol”, pode ler-se num comunicado da UEFA.

O grupo Amaury continuará a ser o dono da marca Bola de Ouro e manterá a responsabilidade de gerir o sistema de voto, que “vai permanecer inalterado e independente”. Já a UEFA entra para dar força mediática a um prémio que se digladia com os The Best da FIFA no panorama internacional e irá contribuir com o seu “conhecimento futebolístico” nos mercados de direitos comerciais e na organização da gala anual, que este ano teve lugar na última segunda-feira, em Paris, com Lionel Messi a conquistar o galardão pela oitava vez.

Adicionalmente, dois novos prémios serão criados: treinador do ano tanto no masculino como no feminino.

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, sublinha que o organismo que lidera e a Bola de Ouro são sinónimos de “excelência desportiva”, pelo que a parceria é “uma junção natural e uma sinergia que promete ser nada menos que excecional”.