A última década da carreira de Pedro Caixinha tem levado o técnico a uma peculiar volta ao mundo. México, Catar, Escócia, Arábia Saudita, Argentina e, finalmente, Brasil. No início de 2023, o alentejano assumiu o comando do Red Bull Bragantino, uma das muitas equipas detidas pela marca de bebidas energéticas. E, no clube paulista, Caixinha tem sido uma das sensações do Brasileirão.
O Bragantino derrotou, por 2-1, o Palmeiras de Abel Ferreira, campeão brasileiro em título. Com este triunfo, o RB reforçou o seu excelente momento, saltando para a vice-liderança da tabela. À frente dos homens de Caixinha está apenas o Botafogo, de Bruno Lage, que vai em quatro derrotas seguidas. Ainda assim, os cariocas ainda têm uma margem algo confortável, com mais seis pontos e menos uma jornada realizada. O Palmeiras é quarto, com menos um ponto que o Bragantino.
Abel Ferreira optou por colocar em campo uma equipa inteiramente de suplentes, já que o desafio foi encaixado entre a eliminatória das meias-finais a Libertadores. Para tentar aceder à partida decisiva da máxima competição continental, os paulistas empataram (0-0) na primeira mão contra o Boca Juniors. Na madrugada de quinta para sexta-feira há embate decisivo, disputado em solo brasileiro.
No confronto de técnicos portugueses, o Palmeiras até se adiantou no marcador, graças a Endrick. O prodígio de 17 anos, já contratado pelo Real Madrid, leva oito golos na temporada. No segundo tempo, o Bragantino deu a volta, por Eduardo Sasha, de penálti, e Eric Ramires, aos 90', assistido pelo ex-Estoril e Vitória SC Lucas Evangelista.
Apesar do triunfo, Pedro Caixinha desvalorizou a segunda posição do Brasileirão, garantindo que a tabela “não diz nada” e que a sua equipa “não é candidata a nada”, até porque “falta criar muito as bases” no projeto do emblema.
Parte do grupo Red Bull — que conta com clubes, também, na Áustria, Alemanha ou Estados Unidos — desde 2019, o Bragantino subiu logo da Série B para o Brasileirão nesse ano. Em 2020 foi 10.º, em 2021 terminou em sexto e em 2022 foi 14.º. Esta temporada, com 13 jornadas por disputar, está dentro da luta pelos lugares cimeiros.
O Red Bull Bragantino é a equipa mais em forma do campeonato. Nenhum conjunto fez mais pontos que os paulistas nas últimas cinco jornadas (13 pontos), nas derradeiras 10 rondas (21 pontos) e nos 15 últimos encontros (31 pontos).