Foi notícia em Espanha na última semana e agora, no derradeiro dia da Vuelta de 2023, chega a confirmação. A próxima edição da prova vai partir de Lisboa, conforme o anúncio de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, antes da própria organização o anunciar.
Será a segunda vez que Lisboa recebe o arranque da Vuelta. A primeira vez aconteceu em 1997, que foi também a primeira vez que a corrida começou fora de território espanhol. Portugal vai receber três etapas, entre 17 e 19 de agosto. Tudo começará na zona da Torre de Belém e, disse Javier Guillén, diretor da corrida.
A primeira etapa terá um percurso entre Lisboa e Oeiras. No dia seguinte o pelotão começará em Cascais, seguindo até Ourém, com a 3.ª etapa a ligar a Lousã a Castelo Branco.
Os valores envolvidos não foram revelados mas, segundo o “Eurosport”, Utrecht pagou €1,5 milhões para acolher o início da Vuelta em 2022
Segundo a organização, um dos objetivos para o arranque da Vuelta 2024 em Lisboa é ser "um exemplo" de como Portugal e Espanha podem candidatar-se juntos a grandes eventos mundiais.
Segundo dados fornecidos pela organização, a prova espanhola envolve atualmente uma caravana de cerca de três mil pessoas, a que corresponde um gasto médio de 150 euros por dia e por pessoa na semana anterior a cada etapa nos locais de origem de cada jornada da competição.
Além da caravana, a Vuelta é transmitida pela Rádio Televisão Espanhola (TVE) para 190 países, destacou ainda a organização da prova.