FC Porto

Sérgio Conceição e os reforços: “Dizem que deitei €45 milhões para o lixo. É pura mentira”

Na antevisão ao dérbi com o Boavista (20h45, Sport TV1), o treinador do FC Porto diz que nos últimos sete anos, entre “prémios da Europa e vendas”, deu a ganhar ao clube “900 milhões de euros”. Recusa ainda que o momento extra-futebol do rival possa influenciar a motivação dos jogadores adversários, até porque já esteve na mesma situação

MIGUEL RIOPA/Getty

Expresso

Boavista

“O ambiente e a equipa com que nos defrontamos não tem de ser motivo de maior ou menor motivação. Isso é o trabalho diário e perceber que pontos fortes e frágeis o adversário tem e definir a estratégia para ganhar o jogo. Os momentos das equipas não são relevantes neste tipo de jogos. Temos um Boavista que começou extremamente bem a época. É sempre um jogo com esse ambiente que não tem de interferir com os jogadores, mas têm de perceber que é um ambiente de um dérbi e que por isso traz sempre as suas dificuldades, associado à qualidade individual do Boavista”

Defronta Ricardo Paiva, que esteve em algumas das suas equipas técnicas

“O Ricardo era um dos meus colaboradores, no papel de analista. Quis seguir o seu trajeto como treinador principal no Boavista, primeiro na formação. Tem alguma experiência porque ganhou títulos na formação do Boavista. O que ele poderá retirar ou não daquilo que eu sou… já passaram tantos anos, não será por aí, com certeza”

Rombo no plantel, como gerir?

“Isso tem sido o nosso trabalho nestes anos todos e não aquilo que querem passar, que é um chorrilho de mentiras diárias que me deixa estupefacto. Ainda ontem na televisão disseram que eu deitei fora ao lixo 45 milhões, são notícias enganadoras e mentirosas. Ditas muitas vezes até parecem verdade. O David Carmo não veio este ano, veio há dois anos. O Veron veio há dois anos. Os nossos gastos foram sempre menores do que as vendas. Ano após anos. Quando dizem que um jogador que está morto, entre comas, como o David Carmo ou o Fran Navarro, é mentira. O Navarro não encontrou espaço e achei bem para a evolução dele, tal como outros jogadores noutras alturas, e dou-vos o exemplo o Vitinha. Esteve emprestado, voltou e foi uma venda fantástica. O David Carmo está a competir, na equipa B, o Veron foi emprestado numa perspetiva de melhorar o seu rendimento e perceber que para um jogador ter sucesso é preciso mais que o simples treino. Estamos atentos a estes ativos do clube. Eu não sou dirigente, não sou scout, muito menos empresário ou assessor de imprensa de empresário, que metem cá para fora estas notícias porque convém nesta altura. Há muita confusão e muita mentira e dá-se um ênfase muito grande a um desaire e se abafam as vitórias do FC Porto. Acabámos o ano civil de 2023 com 87 pontos, o Benfica 86 e o Sporting menos que isso. Ninguém frisa nada disso, frisam que o Sérgio Conceição deitou 45 milhões para o lixo. É pura mentira. O Sérgio Conceição em sete anos entre prémios da Europa e vendas, foram 900 milhões de euros. Em compras gastamos 250 milhões de euros. Eu vim preparado, porque é tanta mentira. Está aqui no Transfermarkt. Quem for minimamente inteligente percebe o porquê de virem cá para fora estas situações e o alvo número um é o Sérgio Conceição, treinador do FC Porto”

Momento do Boavista pode influenciar

“Já tive em situações e equipas em que tivemos o mesmo problema [ordenados em atraso] e isso não é benéfico para ninguém. Mas digo uma coisa: a maior vitamina que os jogadores podem ter não é o salário, durante o jogo, jogar contra um FC Porto, um Benfica, um Sporting, um SC Braga, essa é a maior vitamina. Eles vão estar super-motivados, num jogo que é sempre apetecível. Por esse lado não será uma fragilidade para o adversário. Eu passei por isso como jogador e treinador, sei o que vivi. Obviamente que há grupos diferentes, mas acredito que quando o árbitro apitar nada disso vai influenciar”

Mercado

“Estamos a ver aquilo que é necessário na equipa, a falar, a estabelecer alguns contactos. A situação de algumas equipas portuguesas, cada um tem a sua realidade, um dos nossos rivais reforçou-se. A nossa realidade é a que é. Temos de ser inteligentes e criativos em tudo aqui, para colmatar a pouca capacidade financeira do clube. Atenção: não é o Sérgio Conceição que traz, que vende, que empresta. Eu tenho a minha opinião e dou-a, senão também não estou aqui a fazer nada. Mas parece que sou um bocado de tudo aqui e não, nós temos um grandíssimo presidente, vários administradores, staff técnico e toda a gente, dentro do seu papel, dá a sua opinião e depois o presidente é soberano. Soyuncu? Estamos a dialogar sobre vários dossiers. Porque se eu disser que não também é falso, não estou a ser verdadeiro. Porque nós falarmos em algum jogador e isso é passado aos empresários, aos Casasnovas e aos Casasvelhas desta vida e a partir desse momento estamos no meio dos jornais”

Pontos perdidos

“Andamos à procura dessa continuidade. Na época há altos e baixos na equipa e queremos que esses baixos não coincidam com derrotas, porque há alturas em que ganhamos com mais dificuldade e temos adversários de valia. Temos de nos focar e quem gosta verdadeiramente do FC Porto tem de perceber que o mais importante é que a época desportiva é mais importante que todo o ruído que se cria à volta”

Entrevista AVB

“Dei uma vista de olhos rápida mas aquilo que me saltou à vista foi que a época desportiva é muito importante para agora estar com outros temas em cima da mesa, foi algo que ele disse e que eu retirei com atenção”

Reforços com dificuldade de adaptação?

“Processos absolutamente normais e naturais. Uma coisa é nós temos capacidade financeira de irmos buscar jogadores que não há dúvidas do momento deles, a experiência. O Varela tem 22 anos, o Nico fez ontem 22 anos. O Fran tem mais um ano ou outro mas vem do Gil Vicente, o Veron veio da América do Sul, o David Carmo veio muito jovem do Braga, não está morto. Agora passou a vítima, não é vítima, está a passar por um mau momento e está a competir e está cá. O presidente disse-me ainda agora que recusou uma situação de empréstimo do David Carmo com opção de compra. Há um tempo de adaptação. Ou vocês querem que eu meta tudo o que é reforço. O que os adeptos do FC Porto querem é ganhar”

Benfica sem ausências na CAN

“Às vezes a ausência de um é o momento para outro aparecer e ter os minutos e o protagonismo que não tinha. Construímos um plantel já a pensar nas ausências por lesão, na CAN. A situação do Taremi também já estava prevista, temos de arranjar soluções. Se jogar um outro jogador é diferente na situação do Taremi”