O FC Porto entrou na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões com a certeza que o melhor que conseguiria seria o 2.º lugar no Grupo H - terminou com os mesmos pontos que Barcelona, mas com desvantagem no confronto direto. Tal foi conseguido após a vitória por 5-3 frente ao Shakhtar Donetsk, com os dragões a garantirem a 6.ª viagem à fase a eliminar da Champions dos últimos 10 anos e a 5.ª com Sérgio Conceição.
Por ter ficado em 2.º lugar no seu grupo, ao FC Porto calhará em sorte um dos vencedores dos grupos da Champions, com a exceção do Barcelona, que os dragões já defrontaram na fase de grupos. Fora essa condicionante, não haverá mais alguma para a equipa de Sérgio Conceição no sorteio da próxima segunda-feira, às 11h, já que é a única formação portuguesa ainda em prova.
Assim, o adversário do FC Porto para os oitavos de final da Champions sairá deste grupo de equipas:
Bayern Munique
Arsenal
Real Madrid
Real Sociedad
Atlético Madrid
Borussia Dortmund
Manchester City
Difícil aqui será escolher qual o menos complicado dos adversários. A Real Sociedad parece surgir como o rival menos cotado, mas tal como demonstrou frente ao Benfica na fase de grupos, é uma equipa perigosa, bem treinada e com dinâmicas bem entranhadas. Conseguiu vencer o Grupo D à frente do Inter.
Mesmo com uma temporada de pouco fulgor na Bundesliga, onde é apenas 5.º já a 11 pontos do topo, o Borussia Dortmund cometeu a proeza de vencer o grupo da morte, à frente de PSG, AC Milan e Newcastle.
No pote dos segundos classificados, onde se insere o FC Porto estão ainda o Copenhaga, PSV, Nápoles, Inter, Lazio, PSG e RB Leipzig.
Os jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões jogam-se a 13 e 14/20 e 21 de fevereiro (1.ª mão) e a 5 e 6/12 e 13 de março (2.ª mão).