Os direitos de transmissão da Liga dos Campeões voltarão para a Sport TV, confirmou à Lusa fonte oficial do canal. No entanto, a prova será dividida entre a estação sediada no Parque das Nações e a DAZN, numa coexistência inédita.
Assim, a partir da próxima época (2024/25), a mais importante competição de clubes da Europa regressará à Sport TV, que também irá transmitir a Supertaça Europeia. À Lusa, a Sport TV garante ter vencido o concurso pelo pacote de “jogos mais importantes” da Champions, que não estava no canal desde 2017/18.
Mas, simultaneamente, a DAZN anuncia que adicionou ao seu portfólio a Liga Europa e a Liga Conferência. A Sport TV ficará com a primeira escolha por jornada.
No período 2024-27, a DAZN diz que transmitirá 489 jogos por época das três competições da UEFA: 166 por temporada em exclusivo da Liga dos Campeões e 323 da Liga Europa e da Liga Conferência.
Em 2018, a Eleven Sports, então uma novidade no panorama nacional, adquiriu os direitos da Liga dos Campeões. Em julho de 2023, a Eleven passou a integrar a DAZN, grupo que é dono da Eleven desde fevereiro.
Um novo formato competitivo
Esta passagem para a Sport TV, em coexistência com a DAZN, sucederá ao mesmo tempo que a Champions mudará de roupagem. Em 2024/25, a competição terá a maior alteração de formato dos últimos 20 anos.
O número de participantes aumentará, de 32 para 36. Duas das quatro vagas adicionais irão para as duas ligas cujas equipas tiverem obtido mais pontos na anterior época europeia (neste caso, a presente temporada). Acrescentar-se-á também o terceiro classificado do quinto melhor campeonato do ranking, que neste momento é a Ligue 1, e mais um conjunto do chamado caminho dos campeões nas pré-eliminatórias, destinado a vencedores de ligas fora da elite continental.
Mas a maior alteração será outra. A fase de grupos será substituída por uma classificação corrida de 36 equipas. Cada uma jogará oito partidas para tentar aceder à fase a eliminar, ao contrário das atuais seis. Os primeiros oito dos 36 irão para os oitavos de final. Os colocados entre a nona e a 24.ª posição irão competir num play-off para apurar os oito restantes integrantes dessa eliminatória.
Para o ano, apenas o campeão nacional terá bilhete direto para a competição, ao contrário das duas vagas diretas das últimas campanhas. A equipa que ficar em segundo terá de entrar na 3.ª pré-eliminatório da Champions.
Nota: Texto editado às 18h19 com a informação completa sobre a coexistência entre a Sport TV e a DAZN