Futebol internacional

Paul Pogba tem 30 anos e não poderá jogar futebol nos próximos quatro: foi suspenso por doping

O médio francês, campeão do mundo em 2018, foi castigado com quatro anos de suspensão devido a um teste positivo para testosterona, realizado no início desta época. Paul Pogba vai recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto

Daniele Badolato - Juventus FC

Paul Pogba foi, em tempos, um dos projetos de jogador visto como um dos possíveis mandões do futebol mundial. Tinha técnica suprema, fisicamente era ágil enquanto exibia potência considerável num corpo alto, exibia carisma. No fundo, um dos futebolistas mais talentosos da sua geração, um dos pilares da seleção francesa que em 2018 ganhou o Mundial. Ele marcou nessa final. Tinha 24 anos e uma carreira de outras conquistas por alcançar.

Agora, com 30 já feitos, acabou de ser condenado a não poder jogar futebol durante os próximos quatro anos.

O médio da Juventus foi suspenso, esta quinta-feira, por doping pelo tribunal antidopagem de Itália, segundo informou à “France-Presse” o clube que representa. O jogador vai recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS). A pena pedida pelos procuradores foi aplicada ao médio francês, noticiaram as agências noticiosas.

Em causa está um teste positivo para testosterona, substância que é um esteroide anabolizante e ajuda a acelerar o desenvolvimento muscular, num controlo de rotina feito pela Série A no encontro entre a Juventus e a Udinese, em 20 de agosto do ano passado. Paul Pogba nem sequer somou quaisquer minutos em campo - aliás, o médio francês não joga desde 3 de setembro e só apareceu em duas partidas da atual época.

Para explicar este teste positivo, a representação do jogador anunciou, em setembro último, que os metabólitos da testosterona provinham de um suplemento alimentar prescrito por um médico que o jogador consultou nos Estados Unidos, e o jogador recusou um acordo para evitar a pena máxima.

Médio cheio de técnica e truques nos pés, a quem sempre se apontou o dedo pela falta de consistência, Paul Pogba tem 91 jogos feitos por França e 11 golos marcados. Ganhou a Liga das Nações com a seleção e uma Liga Europa com o Manchester United, então treinado por José Mourinho.

O campeão do mundo pela França em 2018, que marcou na final ante a Croácia (4-2). Desde que voltou à Juventus, em 2022, equipa na qual já tinha jogado entre 2012 e 2016, alinhou em 12 partidas ao todo em mais de época e meia.

Pelo meio, representou o Manchester United, numa carreira condecorada, que conta com o título mundial de 2018 com os ‘bleus’, uma Liga Europa com os red devils de José Mourinho, quatro campeonatos de Itália e outros troféus, como a Liga das Nações, em 2021.

Formado no Le Havre, somou 91 internacionalizações pela França, que não representa desde 2022, e faz 31 anos no próximo mês, pelo que a suspensão pode terminar-lhe a carreira.