Futebol internacional

Mais um português no Pireu: Carlos Carvalhal é o novo treinador do Olympiacos

O ex-Celta de Vigo é sexto técnico nacional a assumir o gigante grego desde 2012, depois de Leonardo Jardim, Vítor Pereira, Marco Silva, Paulo Bento e Pedro Martins. Com a equipa em quarto no campeonato, a chegada de Carvalhal coincide com a de outro português, Pedro Alves, para diretor desportivo

Octavio Passos/Getty

Evangelos Marinakis, dono do Olympiacos e novo investidor no Rio Ave, costuma olhar para Portugal quando o banco do gigante grego fica disponível. E, tendo em conta a frequência com que o clube do Pireu troca de técnicos, é normal que seja frequente ver treinadores nacionais no colosso helénico.

Marinakis gere os destinos do seu clube de infância há 13 anos e, neste período, o Olympiacos chegou agora ao 16.º técnico. E o novo responsável é o sexto português destes 13 anos. Carlos Carvalhal é o novo treinador do conjunto do porto do Pireu.

Carvalhal, de 58 anos, sucede ao espanhol Diego Martínez, que foi despedido após ter sido contratado em junho. Desde 2012, Leonardo Jardim, Vítor Pereira, Marco Silva, Paulo Bento e Pedro Martins passaram pelo Pireu. Em linha com a instabilidade no banco do Olympiacos, apenas Martins esteve mais do que uma época no clube, com as quatro temporadas — com três campeonatos vencidos — a tornarem-no num dos mais bem-sucedidos da história do emblema.

Carvalhal assume o Olympiacos depois de, em 2022/23, ter oritentado o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, e o Celta de Vigo, em Espanha. O minhoto regressa à Grécia, onde em 2008/09 teve, no Asteras Tripolis, a primeira experiência no estrangeiro.

Além de Carvalhal, há outro português a chegar ao Olympiacos. O novo diretor desportivo do clube é Pedro Alves, que até final da última campanha exercia a função no Estoril.

Com 47 títulos gregos, o Olympiacos é o recordista de conquistas no país. Depois de ter sido campeão em sete anos consecutivos entre 2010/11 e 2016/17, o clube viu o AEK e o PAOK ganharem em 2017/18 e 2018/19.

Com Pedro Martins, o Olympiacos voltou a dominar, com um tricampeonato entre 2019/20 e 2021/22. Na última época, o campeão foi o AEK.

Na presente campanha, o Olympiacos é quarto na liga, com menos um ponto que o PAOk, menos dois que o AEK e menos três que o Panathinaikos. No plantel estão os portugueses João Carvalho e Daniel Podence.