Portugal

Bernardo Silva: “Queremos chegar o mais longe possível no Europeu e o mais longe possível é ganhar”

À “RTP3” depois do triunfo (3-2) contra a Eslováquia que permitiu o apuramento para a fase final do Euro, o médio foi a voz da ambição da seleção, a consequência de uma “geração muito forte”, com futebolistas “nos maiores clubes do mundo”

DeFodi Images/Getty

Qualificação tranquila

“Estamos felizes por termos conseguido a qualificação com tanta tranquilidade, o que não é muito normal nos últimos tempos para Portugal. Temos de melhorar, a primeira parte foi boa, mas a segunda não tão boa, o jogo tornou-se numa roleta, um bocado louco, não é o que queremos. Mas estamos muito felizes e agora queremos garantir o primeiro lugar do grupo”

Achavam que apuramento seriam tão fácil?

“Sabíamos que tínhamos a responsabilidade de passar. Com esta geração que Portugal tem, é uma geração muito forte, a maior parte dos jogadores jogam nos maiores clubes do mundo. É uma responsabilidade óbvia a de terminar em primeiro no grupo. Partimos sempre para todos os jogos para ganhar, sabendo que, às vezes, as coisas não nos correm bem. Nos últimos tempos temos tido muitas coisas a melhorar, mas vamos trabalhar da melhor forma para chegarmos à fase final do Europeu e lutar por um título, é o que queremos”

Objetivo no Europeu

“Temos de apontar para o mais alto, que é ganhar o Europeu. Garantimos a qualificação, o próximo objetivo é garantir o primeiro lugar para chegarmos ao Europeu da melhor forma. Queremos chegar o mais longe possível no Europeu e o mais longe possível é ganhar”

Geração de muita qualidade

“A melhor geração é a que ganha, portanto é a de 2016, que foi a que ganhou. Vamos dar o nosso melhor para também ganhar, sabendo que há pouco tempo ganhámos a Liga das Nações, que não tem a importância do Europeu ou do Mundial. Queremos trabalhar muito para dar essa alegria a Portugal”