Portugal

O Porto encheu-se de gente para homenagear os campeões da Europa

Mesmo sem Cristiano Ronaldo ou Renato Sanches, a cidade do Porto vibrou ao ver de perto os campeões da Europa e… a taça

A seleção portuguesa de futebol foi esta quarta-feira homenageada na cidade do Porto pela conquista do Euro 2016 e recebeu do Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, as Insígnias da Ordem de Mérito. Quase um mês e meio depois da conquista do Euro 2016, em França, a Avenida dos Aliados encheu-se de gente desejosa para ver de perto e acarinhar os campões da Europa.

A taça, claro está, não podia faltar e foi trazida pelas mãos de Nani, capitão na ausência de Cristiano Ronaldo, que devido à lesão não marcou presença na cerimónia. Também ausentes estiveram Renato Sanches, Vieirinha e Anthony Lopes, que integraram o lote de 23 jogadores que a 10 de julho venceu o Euro 2016.

A comitiva lusa chegou à Câmara Municipal do Porto por volta das 18h10, onde tinha já à sua espera Rui Moreira. O Presidente da República chegou quase vinte minutos depois para atribuir as insígnias a todos os jogadores e responsáveis técnicos, mas não sem antes deixar algumas palavras de agradecimento à seleção, aos portugueses e, particular, à cidade Invicta.

“Invicta porque invencível e vitoriosa vai para dois séculos”, enalteceu o Presidente acerca da cidade que, nas suas palavras, “é um símbolo de liberdade”. Para Marcelo Rebelo Sousa, “se a primeira homenagem foi prestada em Lisboa, esta segunda e justa homenagem só poderia decorrer no Porto”.

Durante o discurso, o Presidente da República reiterou que “assim se comprova a unidade de Portugal”, pois “no Porto, em Lisboa, em qualquer outra terra portuguesa ou comunidade lusíada espalhada pelo mundo, todos vibrámos, todos nos orgulhamos, porque Portugal é de todos”.

O primeiro a levantar-se para receber a insígnia da Ordem de Mérito foi o selecionador nacional Fernando Santos, a quem Marcelo Rebelo Sousa deu um sentido e prolongado abraço. Depois, um a um, atletas e responsáveis receberam também a distinção e os cumprimentos do Presidente. André Silva e João Cancelo não estiveram presentes no Euro 2016, mas também acompanharam esta quarta-feira a comitiva da equipa das quinas.

Na varanda da Câmara Municipal a seleção mostrou-se finalmente aos milhares de adeptos que lotaram a Avenida dos Aliados e que, até esse momento, acompanharam a cerimónia através da transmissão televisiva. Em euforia, o hino nacional foi entoado por todos, adeptos, jogadores e responsáveis técnicos.

Em declarações aos jornalistas, Fernando Santos afirmou que esta foi uma forma de homenagear as gentes do Norte. “Estou muito agradecido por esta multidão e mexe muito comigo”, confessou o treinador. “Esta foi, essencialmente, uma vitória de Portugal”, frisou.
O Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, questionado pelos jornalistas recusou-se a contar o que tinha dito aos jogadores. “As coisas especiais que se dizem não se confessam, até porque algumas foram em jargão”, explicou, entre risos, acrescentando que “mais importante é esta homenagem aos jogadores que a cidade queria fazer”.

A seleção portuguesa defronta amanhã Gibraltar, no Estádio do Bessa. O jogo não é oficial, mas serve de preparação para o percurso rumo ao Mundial de 2018. “Espero que durante este caminho da seleção para o Mundial possa haver jogos oficiais no Porto”, disse ainda Rui Moreira.