FC Porto

Sérgio Conceição e a renovação que não “belisca a opinião” dos sócios: “Não é no último ou penúltimo dia que vão decidir em quem votar”

Na antevisão ao clássico contra o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV1), o técnico disse que o prolongar do contrato foi só “meter no papel algo que já estava apalavrado” com Pinto da Costa. Quando às eleições, admite que criam “algum ruído”, mas juntou a essa instabilidade recente nos dragões “o que se passou na última semana no Sporting” como algo que “não deve interferir, mas pode interferir”

Pinto da Costa a dar um aperto de mão a Sérgio Conceição, em 2017, durante a apresentação do último como novo treinador do FC Porto
MIGUEL RIOPA/Getty

Que jogo espera?

“Um jogo dentro do que são os clássicos: competitivo, entre duas equipas com qualidade individual e coletiva. Esperamos ter uma equipa nesse registo. Precisamos de estar focados na nossa equipa, nas nossas tarefas, cada um no seu papel.”

Pepê deverá assumir lugar de João Mário a lateral-direito

“O Pepê é um jogador muito inteligente. Quando ele começou a trabalhar comigo, vi-lhe características importantes para ser lateral, desde logo porque é veloz, mas também porque é inteligente. Foi preciso pouco trabalho com ele nessa posição, mas também noutras, porque do meio-campo para a frente já fez praticamente todas as posições. Feliz o treinador que tem jogadores polivalentes como ele e com a inteligência que ele tem.”

Renovação de contrato

“O timing é o que menos belisca a opinião dos sócios do FC Porto que vão votar. Não é no dia ou no penúltimo dia que vão decidir em quem votar. Foi meter no papel algo que já estava apalavrado com o nosso presidente.”

FC Porto pode perder o foco devido às eleições?

“Nada do que gravita à volta do clube que não seja o trabalho de campo deveria interferir. Claro que acaba por criar algum ruído, e esse ruído não é benéfico. Gostaria de dizer o contrário, mas temos de perceber que o importante é o jogo de amanhã. O que se passou nas últimas semanas no FC Porto e na última semana no Sporting cria algum ruído. Não deve interferir, pode interferir, mas acho que, quando o árbitro apita, isso é esquecido.”

Condição física de Diogo Costa

“Está melhor e vai entrar nos convocados.”

Sporting pode ser campeão no Dragão

“Nós já fomos campeões na Luz, já fomos campeões no Dragão contra o Sporting, isso não motiva nem desmotiva. O que nos motiva é o nosso trabalho, é a capacidade e qualidade dos nossos jogadores, são as dinâmicas coletivas com e sem bola. O Sporting tem muitas nuances e variantes, isso é que é importante e difícil de analisar. Já jogámos muitas vezes contra o Sporting do Rúben e há sempre, de parte a parte, situações diferentes que tentamos, procurando surpreender o adversário. Isso é o bonito do jogo e da preparação de todos os jogos.”

Jogo na ressaca das eleições

“Se for uma ressaca de uns copos é mau, significa que não estamos tão bem fisicamente. Agora a ressaca de um clube que está com uma vitalidade incrível, já votaram cerca de 7 mil sócios, é um dia importante na vida associativa do clube. Demonstra a paixão e a vida do clube. Não tem de ser uma ressaca, que normalmente significa algo negativo. Hoje é um dia muito positivo para o clube. Os sócios é que decidem.”

Ida de Rúben Amorim a Londres

“Não tenho de achar nada. Espero que tenha corrido sem turbulência, que o tempo estivesse bom. Não tenho de me pronunciar sobre o que o Rúben faz na sua vida profissional, era o que me faltava.”

Abordagem tática ao encontro

“A entrada do Taremi na equipa é uma possibilidade, o Pepê a lateral-direito é uma possibilidade também. Termos de, em função de uma ou outra mexida na equipa, mudar m bocadinho, é possível, pode ser um bloco alto, médio ou baixo. Podemos pressionar mais alto ou mais baixo, isso entra na estratégia de jogo, há muitas possibilidades.”