Liga dos Campeões

Benfica e SC Braga à procura de noites perfeitas, FC Porto só precisa de empate: as contas das equipas portuguesas na Liga dos Campeões

Na última jornada da Champions, os dragões são quem tem tarefa mais facilitada, bastando-lhes não perder contra o Shakhtar para estar nos oitavos-de-final. Já os minhotos têm de ir a Nápoles ganhar por dois golos de diferença para passarem, mas até correm o risco de nem rumar à Liga Europa, competição que é o melhor a que o Benfica aspira, devendo as águias derrotar o RB Salzburgo por dois golos para não ficarem de fora das provas europeias. Na Liga Europa, o Sporting cumpre calendário

Zac Goodwin - PA Images/Getty

Entre terça e quarta-feira disputar-se-á a última jornada da última fase de grupos da história da Liga dos Campeões. A partir da próxima temporada, o novo formato da principal competição europeia deixará de dividir as equipas em grupos, passando a haver uma classificação corrida de todos os participantes (mais pormenores aqui).

Pois bem, nesta derradeira ronda, os três participantes do maior torneio da UEFA têm contas por definir, com tarefas de dificuldade variável. O clube com um cenário mais favorável é, claramente, o FC Porto.

A equipa de Sérgio Conceição está em segundo lugar no grupo H, com nove pontos, menos três que o Barcelona, os mesmos que o Shakhtar e mais nove que o Antuérpia, ainda com zero. Desta forma, para seguirem para os oitavos-de-final, basta aos dragões empatar, em casa, frente ao Shakhtar. Isto porque, tendo em contra o triunfo do FC Porto no primeiro embate entre ambos, são os portugueses que levam vantagem no confronto direto.

UEFA

Na quarta-feira, às 20h00 (TVI/Eleven 1), os vice-campeões nacionais recebem o conjunto ucraniano, que apesar das dificuldades inerentes à guerra chega ao derradeiro encontro empatado com o FC Porto. A liga ucraniana continua a disputar-se à porta fechada, com os jogos envoltos em fortes medidas de segurança, tendo o Shakhtar de disputar os desafios como visitado, nesta Champions, em Hamburgo.

Com o Barça a três pontos de distância e vantagem no confronto direto, é impossível aos azuis e brancos chegarem ao primeiro lugar do grupo H. Em caso de vitória ou empate, o FC Porto estará, pela quinta vez em sete épocas com Sérgio Conceição, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Se o Shakhtar vencer, os dragões cairão para o play-off da Liga Europa, em que se defrontam os terceiros da Champions com os segundos da Liga Europa, procurando um lugar nos oitavos-de-final da segunda competição continental.

Benfica e SC Braga em busca de vitórias por dois golos

O Sporting de Braga, de volta à Liga dos Campeões após 10 anos de ausência, chega à jornada seis com todas as hipóteses em aberto. A equipa de Artur Jorge, que visita o estádio Diego Armando Maradona na quarta-feira (20h00, Eleven 1), pode chegar aos oitavos-de-final, rumar à Liga Europa ou até ser desde já arredado das competições da UEFA.

Os minhotos, terceiros no grupo C com quatro pontos, têm menos três pontos que o Nápoles e mais dois que o Union Berlin, sendo o Real Madrid, com triunfos em todas as partidas, líder incontestado.

Com este panorama, para o Sporting de Braga passar aos oitavos-de-final, tem de ganhar, em Nápoles, aos campeões italianos por dois golos de diferença. Com essa margem, os minhotos igualarão os partenopei em pontos, superando-os no confronto direto. Na primeira volta, o conjunto do sul de Itália ganhou, em Braga, por 2-1. Se os homens de Artur Jorge ganharem, agora, por um golo, igualarão o confronto direto, mas terão pior diferença de golos, permanecendo no terceiro lugar.

Se o Sporting de Braga ganhar em Nápoles pela margem mínima ou empatar, assegura o terceiro lugar e a disputa do play-off da Liga Europa. Esses dois resultados permitem, sempre, manter a vantagem para o Union Berlin.

O único cenário em que o SC Braga ficará eliminado das competições europeias será caso perca contra o Nápoles e o Union Berlin ganhe ao Real Madrid. Neste caso, os alemães somariam cinco pontos, mais um que os portugueses, que, relegados para o último posto do grupo, terminariam a presença internacional em 2023/24.

UEFA

Do trio de participantes nacionais, o Benfica é o único já afastado da hipótese de seguir em frente. Quarto-finalista da última época, a equipa de Roger Schmidt leva, apenas, um ponto em cinco rondas, estando em último do grupo D, a três pontos do RB Salzburg e a 10 de Inter e Real Sociedad.

Na terça-feira (20h00, Eleven 1), as águias visitarão a terra de Mozart tendo como único objetivo seguirem para o play-off da Liga Europa. E, para isso, têm contas semelhantes às do Sporting de Braga.

Para o Benfica ficar em terceiro, tem de ganhar por dois golos ao RB Salzburg. Se assim for, os campeões nacionais igualarão os austríacos em pontos, ficando ambos os clubes com uma diferença de quatro golos negativos, mas com os portugueses com mais marcados.

Se o Benfica ganhar pela margem mínima, empatar ou perder, dirá, desde já, adeus às competições europeias.

Sporting a cumprir calendário

Na Liga Europa, o Sporting fechará a fase de grupos já sem possibilidade de alterar a sua posição. No grupo D, a equipa de Rúben Amorim sabe que terminará, sempre, em segundo, atrás da Atalanta e à frente do Sturm Graz e do Rakow. Assim, quinta-feira (20h00, SIC/Sport TV1), a receção dos verde e brancos aos austríacos será, somente, para cumprir calendário.

O Sporting competirá no play-off da Liga Europa, o tal que FC Porto e SC Braga desejam evitar e onde o Benfica lutará por estar. Essa eliminatória, entre os repescados da Champions e os segundos da Liga Europa, terá uma primeira mão a 15 de fevereiro e uma segunda a 22 de fevereiro, não se podendo defrontar equipas do mesmo país.