O Paris Saint-Germain estreou-se com uma goleada na Liga francesa de futebol de 2024/25, em casa do Le Havre, por 4-1, num jogo em que Gonçalo Ramos se lesionou e João Neves fez duas assistências para golo.
O jogo não podia ter começado melhor para os tricampeões franceses, que marcaram logo aos três minutos pelo médio sul-coreano Lee Kang-In, na sequência de uma assistência de Gonçalo Ramos, que teria de abandonar o relvado aos 20', a coxear da perna direita depois de uma entrada dura de um adversário.
No entanto, o Le Havre chegaria ao empate no início da segunda parte, aos 48', através do central Gautier Lloris, mas o técnico Luis Enrique já tinha lançado em campo, aos 46', o antigo médio do Benfica João Neves, que viria a desempenhar na sua estreia oficial um papel importante na vitória dos parisienses, com duas assistências para o segundo e terceiro golos.
As duas assistências surgiram no espaço de um minuto, aos 85 e 86, a primeira com um cruzamento para a área, para a cabeça de Ousmane Dembelé, e a segunda com um passe para Bradley Barcola fazer o terceiro golo com um remate rasteiro.
Estes três jogadores, que fabricaram o segundo e terceiro golos, saíram todos do banco, e garantiram a vitória do Paris Saint-Germain, que ainda chegaria ao quarto golo ao minuto 90, na execução de uma grande penalidade, por Randal Kolo Muani.
Os elogios do treinador
Houve ainda outro português a dar o seu contributo para a goleada parisiense, o internacional Vitinha, que jogou os 90 minutos no vértice mais recuado do triângulo invertido do meio-campo, com Lee Kang-In e Zaire-Emery mais adiantados.
No final do jogo, em conferência de imprensa, Luis Enrique falou de um João Neves que foi “pura energia em prol da equipa”.
“É um jogador mesmo muito interessante e que esperamos poder ajudar ao longos dos anos em que estiver aqui em Paris. Tem mobilidade, velocidade, qualidade futebolística e coragem para entrar na área e procurar o golo. Também tem qualidade no último passe, além de ser um jogador com um bom trabalho defensivo”, sublinhou o técnico espanhol, que diz não ter dúvidas que o ex-Benfica vai ser “um jogador que todos os adeptos do PSG vão adorar”.
Más notícias, no entanto, para Gonçalo Ramos. A lesão sofrida ainda na 1.ª parte parece “bastante grave” começou por dizer Luis Enrique ainda na entrevista rápida à DAZN. Na conferência de imprensa, o treinador do PSG revelou que o avançado internacional português sofreu “uma entorse forte” e que Ramos está “de fora durante algum tempo”.