A seleção nacional feminina saiu do sorteio para o playoff de apuramento para o Euro 2025 com, seguramente, um sorriso na cara. A equipa de Francisco Neto, que conseguiu a presença nesta fase após vencer o seu grupo da Liga B da Liga das Nações, terá pela frente numa primeira fase o Azerbaijão, equipa que ficou em último no seu grupo também na Liga B e, em caso de vitória, terá um último embate com o vencedor do jogo entre a Bielorrússia e a Chéquia, duas equipas que também estão abaixo de Portugal no ranking da UEFA - a seleção nacional está em 13.º lugar na lista.
Portugal é assim favorito a conseguir estar presente no Campeonato da Europa naquela que será uma possível terceira participação, todas elas seguidas, depois de 2017, nos Países Baixos, e 2022, em Inglaterra. Para estar na Suíça, em 2025, a seleção nacional terá de derrotar equipas que ainda procuram uma primeira participação numa grande competição.
Os jogos do playoff estão marcados para 23 e 29 de outubro (primeira ronda) e 27 de novembro e 3 de dezembro (segunda ronda). Os vencedores da 2.ª ronda apuram-se para o Euro, juntando-se aos já apurados Suíça, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Islândia, Itália, Países Baixos e Espanha. O sorteio da fase final está marcado para dia 16 de dezembro.
O Azerbaijão, primeiro adversário de Portugal, desceu para a Liga C da Liga das Nações e é apenas a 36.ª equipa do ranking da UEFA. A maior oposição poderá vir da Chéquia, 19.ª no ranking da UEFA. As checas ficaram em último no seu grupo da Liga A da Liga das Nações, descendo à Liga B. Já a Bielorrússia (29.ª no ranking da UEFA) venceu o seu grupo da Liga C só com vitórias, garantindo assim um lugar no playoff.
Portugal jogou com a Chéquia num jogo de preparação já este ano, em fevereiro, vencendo no Estoril por 3-1