Futebol feminino

Benfica - Sporting da Supertaça foi o jogo de futebol feminino mais visto de sempre em Portugal

Transmitido em canal aberto, o encontro, disputado em Aveiro e vencido pelas águias, registou uma audiência média superior a um milhão de pessoas, sendo que 2,7 milhões de telespectadores viram, nalgum momento, a partida. No decorrer dos penáltis, que deram o troféu ao Benfica, o share chegou aos 36%
JOSÉ COELHO/Lusa

Com o impacto do Mundial bem presente, um Benfica - Sporting praticamente a abrir a época do futebol feminino, na final da Supertaça, prometia cavalgar a onda de entusiasmo. A escolha do local e hora — em Aveiro, numa noite de quarta-feira — não terá sido a ideal para encher o estádio, que teve 10.000 pessoas, levando mesmo essa opção a críticas por parte, por exemplo, de Mariana Cabral, técnica da equipa leonina. No entanto, a transmissão televisiva bateu recordes.

A Federação Portuguesa de Futebol comunicou que o jogo foi o mais visto de sempre do futebol feminino nacional. Com transmissão em direto em canal aberto, na TVI, a audiência média foi de 1.045 milhões de pessoas, superando o Portugal - Países Baixos, do Euro 2022, que teve 768 mil pessoas de audiência média. O share da Supertaça foi de 23,4%.

No total, 2,7 milhões de pessoas passaram pela transmissão televisiva, que teve 90 minutos mais prolongamento e penáltis. Na decisão, que daria o título ao Benfica, deu-se o momento mais visto do dérbi. Às 22h43, 1.546 milhões de telespectadores tinham a transmissão ligada na TVI, o que equivale a 36% de share.

A Supertaça foi o programa mais visto da quarta-feira em Portugal e o 31.º mais visto de 2023. Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, considera que estes números são “o reconhecimento do crescimento do futebol feminino em Portugal”, surgindo “depois de outros sinais muito positivos no passado recente, nomeadamente em jogos da seleção”.

Foi a oitava edição da Supertaça. O Benfica, tricampeão nacional, ergueu o troféu pela terceira vez, a segunda consecutiva.