A 23 de julho de 2017, Portugal defrontava a Escócia no segundo jogo da fase de grupos do Europeu feminino. Em estreia absoluta no torneio, a seleção tinha perdido, por 2-0, contra a Espanha na partida inaugural nos Países Baixos. Ao minuto 27 do embate contra as escocesas, Diana Silva arrancou pela esquerda, cruzou e, após erro de uma defesa, Carolina Mendes rematou para o primeiro golo de sempre de Portugal na mais importante prova continental.
A seleção de Francisco Neto venceria esse desafio por 2-1, com o triunfo a ser dado por Ana Leite, vindo a ser eliminada após perder (2-1) contra a Inglaterra, em novo jogo em que Carolina Mendes marcou. A passagem à fase seguinte ficou a um golo de distância.
Cinco voltas ao sol passadas, o Europeu está de volta, adiado por um ano devido à pandemia da covid-19, que levou a que a versão masculina do torneio passasse para 2021 e, consequentemente, a feminina para 2022. Portugal, eliminado no play-off pela Rússia, não se conseguiu apurar para a fase final. No entanto, as sanções aplicadas devido à guerra com a Ucrânia levaram à exclusão das russas e à repescagem das portuguesas, que competirão no grupo C contra Suíça (a 9 de julho), Países Baixos (13 de julho) e Suécia (17 de julho).