Como contrariar pressão alta do Liverpool?
“Reconhecemos que o Liverpool é uma equipa com competência individual e coletiva muito elevada, orientada por um treinador que dispensa apresentações. Sabemos que teremos de estar num nível muito bom nestes dois jogos, numa eliminatória que será complicada. Acreditamos que podemos dividir a eliminatória contra o Liverpool, na mesma lógica de 50/50 de que falei antes do jogo contra o Ajax. Reconhecemos mérito ao Liverpool, espera-nos um encontro muito difícil, mas acreditamos que, estando ao nosso nível, tal como fizemos contra o Liverpool, podemos contrariar os pontos fortes do Liverpool, uma equipa com uma variabilidade muito grande nas dinâmicas ofensivas que tem. Mas nós fizemos a análise do Liverpool e sentimos que há situações, no nosso momento ofensivo, que podemos aproveitar. Mas claro que teremos de ser muito competentes no processo defensivo, como contra o Ajax"
Esta eliminatória é importante para a sua continuidade?
"Agradeço a preocupação que todos estão a ter pela minha continuidade. É um tema com o qual não estou preocupado. Se tiver de ficar, fico, se não tiver de ficar, não fico. Mais importante do que isso são os seis jogos que vamos ter para a Liga e, pelo menos, os mais dois que teremos para a Liga dos Campeões. Esse é o nosso foco até dia 15 de maio, quando terminar a Liga. É aproveitar cada momento, cada jogo, o meu futuro é o menos importante neste momento. O mais importante é termos chegado aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, estando numa eliminatória em que se abre a possibilidade de alcançarmos as meias-finais, algo que neste formato de Champions nunca aconteceu. É a isso a que temos de nos agarrar. Vamos lutar muito para que isso se efective"
Importância de experiência de Otamendi e Vertonghen
“São dois jogadores com muita experiência. Na eliminatória do Ajax tiveram uma grande importância no processo defensivo da equipa. São dois jogadores que, pelo histórico, experiência e terem competido na liga inglesa, conhecem as características dos jogadores e dinâmicas coletivas. Temos de contar com uma organização defensiva coesa e a voz de liderança dos que estiverem presentes amanhã será um contributo importante, mas isto não quer dizer que o nosso foco passa só pelo processo defensivo. Há espaços e momentos que podemos explorar no momento ofensivo"
Análise ao Liverpool
“É uma equipa forte, que tem uma ideia de jogo bem vincada, com jogadores que já estão no clube há muitos anos, com um treinador que também já vai na quinta ou sexta época... Tudo isso contribui para dar estabilidade à forma de trabalhar. É uma equipa boa, como era a equipa do Ajax e nós tivemos a capacidade de fazer dois bons jogos. A nossa ambição é fazer com que, nesta eliminatória, aconteça da mesma forma"
Esta eliminatória é montra para Nélson Veríssimo?
“Esta eliminatória é oportunidade para Sport Lisboa e Benfica chegar às meias-finais. É isso que importa dizer. Mais importante do que o treinador, é a equipa enquanto um todo. Fizemos uma fase de grupos em que, com todo o mérito, chegámos aos oitavos-de-final, onde passámos, com todo o mérito, aos quartos-de-final. E agora corremos atrás do objetivo de estarmos nas meias-finais"
Jogar primeiro em casa complica?
“Numa eliminatória a duas mãos, é sempre importante a forma como a equipa termina o primeiro jogo. Na nossa perspetiva, foi bom fazermos o primeiro jogo no nosso estádio. Vamos contar com o 12.º jogador e isso vai fazer toda a diferença. Com o contributo dos nossos associados, a equipa vai-se catapultar para uma boa exibição. O objetivo passa por tentar conquistar a vitória"
Estado físico de Rodrigo Pinho
“Temos todos os jogadores aptos, exceto o Rodrigo Pinho e o Lucas Veríssimo"