Expresso

Rangers é o adversário do Sp. Braga nos quartos de final da Liga Europa

Esta eliminatória vai jogar-se a 7e 14 de abril. O Rangers, agora treinado por Giovanni van Bronckhorst, que substituiu de Steven Gerrard, foi finalista vencido em 2008

Pierre Albouy - UEFA

O Sp. Braga vai jogar com o Rangers nos quartos de final da Liga Europa, ditou o sorteio esta sexta-feira, Nyon. Esta eliminatória vai jogar-se a 7e 14 de abril.

Os portugueses vão defrontar a equipa escocesa treinada por Giovanni van Bronckhorst, o substituto de Steven Gerrard, que entretanto se mudou para o Aston Villa. O Rangers está nesta altura na segunda posição da liga, a três pontos do líder Celtic, o eterno rival.

O clube escocês, finalista vencido desta competição em 2008, ficou atrás do Lyon no Grupo A, superando Sparta de Praga e Brondby. Na seguir, no play-off com as trutas que caíam da Champions, o Rangers superou o poderoso Borussia Dortmund, com um 6-4 no agregado final. James Tavernier, um defesa inglês de 30 anos, fez metade dos golos. Nos oitavos de final, o Rangers bateu o Estrela Vermelha, que, como vamos ver em baixo, saiu do grupo do Sp. Braga.

Na única vez que se defrontaram nestas andanças, os escoceses bateram os bracarenses treinados por Rúben Amorim nesta competição, nos 1/16 de final da edição de 2019/2020. O Rangers venceu nos dois encontros, por 3-2 e 0-1.

A caminhada

A aventura europeia dos minhotos começou com um segundo lugar no Grupo F, vencido pelo Estrela Vermelha. Para trás, ficaram Midtjylland e Ludogorets Razgrad. Com 12 golos a favor e 9 contra, a equipa de Carlos Carvalhal ganhou o direito a sonhar com coisas maiores.

Seguiu-se o Sheriff, da Moldávia, no play-off, ou seja, naquela fase em que há um enfrentamento com equipas que chovem da Champions. Depois de uma derrota fora (0-2), Iuri Medeiros e Ricardo Horta, o jogador com mais assistências no torneio (4), deixaram tudo empatado. Nos penáltis, os portugueses bateram os moldavos por 3-2.

E assim chegámos ao duelo com o Monaco, nos oitavos de final. Na Pedreira, os guerreiros do Minho encaminharam a eliminatória com um triunfo por 2-0, com golos de Vitinha e Abel Ruiz. O espanhol voltou a marcar em França, colocando a eliminatória em 3-0. A equipa treinada por Philippe Clément empatou já perto do fim, o que era insuficiente.

o sorteio completo

Leipzig - Atalanta
Eintracht - Barcelona
West Ham - Lyon
Sp. Braga - Rangers