Atualidade

Calendário 2025: o que vai acontecer no mundo do desporto?

Se comeu uma passa enquanto desejava um ano cheio de desporto, não sofra muito. De certeza que associados aos restantes onze frutos secos estão pedidos mais difíceis de concretizar. Em 2025, poderá contar com alguns dos eventos de sempre, mas também com novidades. A entrada mais significativa na agenda é o Mundial de clubes de futebol. Em termos de seleções nacionais, em janeiro há já o Mundial de andebol e, mais adiante, em julho, o Europeu de futebol feminino. Confira todos os eventos mais importantes

Marco Bello - FIFA

7 a 11 de janeiro: Final Four da Taça da Liga
Atribui-se o primeiro troféu do ano no futebol português. Nas meias-finais, em Leiria, joga-se um Sporting-FC Porto (7/1) e um Benfica-Sp. Braga (8/1). A final acontece no dia 11.

🎾 12 a 26 de janeiro: Open da Austrália
O primeiro Grand Slam do calendário tenístico onde Jannik Sinner vai defender o título conquistado de 2024 em território de Novak Djokovic.

🤾 14 de janeiro a 2 de fevereiro: Mundial de andebol
Portugal marca presença pela terceira vez consecutiva na competição. A seleção nacional realiza os jogos da fase de grupos em Bærum e vai enfrentar Noruega, Brasil e Estados Unidos.

🏈 9 de fevereiro: Super Bowl
Chega a final da NFL. Se futebol americano não é bem a sua praia, saiba que Kendrick Lamar atua no intervalo.

🚴 12 a 16 de fevereiro: Europeu de ciclismo (pista)
O furor causado pelas medalhas olímpicas leva a que se preste especial atenção ao que vai acontecer em Heusden-Zolder, na Bélgica.

🏎️ 14 a 16 de março: GP Austrália
O Mundial de Fórmula 1 chega às bodas de diamante. A primeira de 24 corridas da época realiza-se em Melbourne naquela que será a estreia de Lewis Hamilton como piloto da Ferrari. Consulte aqui todo o calendário.

🏃 21 a 23 de março: Mundiais de atletismo (indoor)
Atletismo ao quentinho na cidade chinesa de Nanjing.

🏖️ 1 a 11 de maio: Mundial de futebol de praia
O concelho de Lisboa tem sensivelmente cinco vezes mais população do que Seicheles, o arquipélago que vai receber esta competição na qual Portugal estará presente.

🚴 6 de maio a 1 de junho: Volta a Itália
A primeira corrida de três semanas da temporada velocipédica.

17 e 18 de maio: última jornada da Primeira Liga
Já com campeão descoberto ou não, é nesse fim de semana que termina o campeonato.

24 de maio: Lisboa recebe a Final da Liga dos Campeões feminina
Restelo, 2014. Alvalade, 2025. A capital portuguesa acolhe pela segunda vez o jogo decisivo para a definição das campeãs europeias.

25 de maio: final da Taça de Portugal
Encerra-se a temporada em Portugal (mas há quem siga para o Mundial de clubes).

🎾 25 de maio a 8 de junho: Roland-Garros
Depois de uma edição solene de despedida de Rafa Nadal, 2025 é o ano em que a lenda do torneio francês vai, definitivamente, abster-se de sujar as sapatilhas na terra batida.

31 de maio: final da Liga dos Campeões
Quem a ganhar pode considerar-se o vencedor de um formato inédito. Acontecerá Real Madrid?

⚽ 4 a 8 de junho: Final Four da Liga das Nações
Para lá chegar, os comandados de Roberto Martínez têm que ultrapassar a Dinamarca nos quartos de final. Em caso de passagem às meias, Portugal vai defrontar a Itália ou a Alemanha.

🏀 5 de junho: finais da NBA
À melhor de sete jogos, começa-se a discutir o título da liga norte-americana de basquetebol. Não é descabido que Neemias Queta possa voltar a estar presente.

11 a 28 de junho: Europeu Sub-21
Um torneio em que Portugal deposita sempre expectativas, mas que vai sofrer uma certa descaracterização. As seleções envolvidas podem não contar com alguns dos mais entusiasmantes prodígios devido à sobreposição com o Mundial de clubes. A equipa de Rui Jorge integra o grupo C junto de França, Geórgia e Polónia. A competição realiza-se na Croácia e na Eslováquia.

🥋 13 a 20 de junho: Mundiais de judo
O tatami húngaro vai estar de olho nos ippons.

15 de junho a 13 de julho: Mundial de clubes
Aí está o sonho de Gianni Infantino que vai desafiar a tradicional organização do calendário futebolístico. FC Porto, a primeira equipa portuguesa a entrar em campo, e Benfica integram o global quadro competitivo.

🏀 18 de junho a 29 de junho: Eurobasket (feminino)
A primeira presença de sempre de Portugal pode muito bem acontecer. A seleção nacional tem aberta a possibilidade de ser um dos melhores segundos classificados da fase de qualificação e garantir, em fevereiro, um apuramento histórico para a competição albergada por Chéquia, Alemanha, Grécia e Itália.

🎾 30 de junho a 13 de julho: Wimbledon
O santuário da roupagem branca no ténis em cima da relva onde Carlos Alcaraz singrou em 2024.

2 a 27 de julho: Europeu de futebol feminino
Pela terceira vez consecutiva, Portugal vai marcar presença no Europeu de futebol feminino. Nas duas participações anteriores, a seleção de Francisco Neto ficou-se pela fase de grupos. Desta vez, na Suíça, num grupo com Espanha, Itália e Bélgica, quem sabe se não será possível ir mais além. Deixamos o guia do torneio.

🚴 5 a 27 de julho: Volta a França
A volta das voltas com mais uma possibilidade de um duelo titânico entre Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard, espera-se que com ambos na plenitude das suas capacidades, o que não aconteceu nos últimos anos. João Almeida também andará por lá. Eis a rota.

🏊 11 de julho a 3 de agosto: Mundiais de natação
As duas medalhas de ouro de Diogo Ribeiro na edição de 2024 deixam água na boca (podemos usar esta expressão quando falamos de natação?) para o que o prodígio da piscina pode fazer em Singapura.

🚴 23 de agosto a 14 de setembro: Volta a Espanha
João Almeida regressa à ação no périplo pelo país vizinho, mas que terá começo em Torino.

🎾 25 de agosto a 7 de setembro: US Open
Eis o último Grand Slam do ano no ténis.

🏀 27 de agosto a 14 de setembro: Eurobasket (masculino)
O congresso das melhores seleções do basquetebol europeu pode muito bem vir a contar com representação portuguesa, 14 anos depois. Chipre, Finlândia, Polónia e Letónia são os países organizadores.

🏃 13 a 21 de setembro: Mundiais de atletismo (outdoor)
Depois da organização dos Jogos Olímpicos, os olhares voltam a estar colocados em Tóquio.

🚴 21 a 28 de setembro: Mundiais de ciclismo (estrada)
O continente africano recebe o primeiro mundial de ciclismo. É no Ruanda que Tadej Pogacar terá que defender a camisola arco-íris.

21 de dezembro a 18 de janeiro: CAN
O parceiro de Portugal e Espanha na organização do Mundial 2030 testa as capacidades logísticas. Marrocos acolhe a Taça das Nações Africanas cuja fase de grupos é sorteada a 27 de janeiro.