O lateral esquerdo português Martim Costa, melhor marcador da prova à entrada para o último dia, foi este domingo eleito para a equipa ideal do Europeu de andebol, que inclui jogadores de seis seleções.
Martim Costa, autor de 54 golos, foi o jogador em maior destaque na seleção nacional, que fechou a prova no sétimo lugar, conseguindo o apuramento para o torneio pré-olímpico de acesso a Paris2024.
O jogador luso repete o feito do compatriota Carlos Resende, que foi eleito para a equipa ideal em 2000. Mas, depois de a França bater a Dinamarca na final do torneio, juntou-lhe outro feito: apesar de se ter ficado pelos três jogos da fase de grupos e os três da main round, Martim Costa foi o melhor marcador do Europeu. O jogador do Sporting terminou empatado com o dinamarquês Mathias Gidsel.
Além do português, de 21 anos, fazem parte da equipa ideal os alemães Andreas Wolff (guarda-redes) e Juri Knorr, o sueco Hampus Wanne, os dinamarqueses Mathias Gidsel e Magnus Saugstrup, este último como melhor defesa, o austríaco Robert Weber e o francês Ludovic Fabregas.
Destes jogadores, apenas dois já tinham estado em equipas ideais de anteriores europeus, Mathias Gidsel, em 2022, e Andreas Wolff, em 2016. A votação da equipa ideal foi feita pela votação de mais de 20.000 adeptos.
* notícia atualizada às 19h40, com a confirmação de que Martim Costa acabou como o melhor marcador do Campeonato da Europa de andebol.